BLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃOBLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃOBLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃOBLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃO...

Monitores de Vídeo

“Assim como uma mente que muito maquina, mas pouco exibe de seu trabalho acaba se ornando vaga, imagine o que seriam dos computadores se não demonstrassem o que está sendo feito. Experimente desligar a tela do seu micro e veja como se torna praticamente impossível se orientar sem uma interface gráfica.”

O que é e para que serve um monitor de Vídeo?
O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.

Monitor pessoal
Os monitores invadindo casas


Através do mesmo cabo amarelo do vídeo utilizado por videogames, boa parte dos computadores da década de 70 ainda utilizava o televisor doméstico como interface. Embora fosse como uma ótima maneira de baratear os custos, os televisores possuíam uma resolução limitada e não apresentavam um aspecto muito profissional.
No ano de 1970 foi lançado o VT05 da Dec com seu incrível teleimpressor embutido. Pela primeira vez um computador pessoal utilizara um monitor para exibir os dados em tempo real. Apenas uma cor se encarregava de imprimir suas incríveis 20 linhas e 72 colunas de caracteres alfanuméricos.
VT05 da Dec

A tela verde
Monitores monocromáticos


 A exemplo do famoso IBM PC, os primeiros monitores de computador eram monocromáticos ou seja exibiam apenas uma cor, fato que pouco importava, uma vez que os computadores não possuíam capacidade de gerar imagens coloridas.
Embora o verde tenha sido a cor predominante nestes modelos, o verde e o laranja também foram utilizados para este fim. O fósforo excitado por uma corrente elétrica brilhava, mas demorava alguns instantes para se apagar por completo. Em jogos e outros aplicativos gráficos, as cores eram simuladas através de tons diferentes da mesma cor.
IBM PC 5150


Surgem as cores
Em telas pouco coloridas

Coloridos? Não exatamente. Embora na década de 80 os micros já possuíssem uma tela capaz de exibir cores, atribuir um padrão diferente de cor para cada pixel exigia uma quantidade absurda de memória, para os padrões da época. O vazamento de cor era uma prática comum pelos programadores e consistia em utilizar a mesma cor em diversos pixels próximos.

Monitor CRT