BLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃOBLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃOBLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃOBLOG EM CONSTRUÇÃO...BLOG EM CONSTRUÇÃO...

Monitores CRT



CRT (cathode ray tube) "tubo de raios catódicos", Foi inventado em 1924 por Karl Ferdinand Braun.

Como funcionam?

Os monitores CRT são compostos por um canhão que gera um feixe de elétrons. Um aquecedor é utilizado para liberar elétrons de um catodo (carga negativa), razão pelo qual os monitores demoram um pouco para apresentar a primeira imagem depois ligado. Esses elétrons são atraídos por anodos (cargas positivas) próximos à parte da frente do monitor.



O feixe de elétrons percorre um caminho da esquerda para direita e de cima para baixo, orientado por diversos componentes chamados bobinas defletoras. Ao atingir a extremidade direita da tela o feixe é desligado para retornar à extrema esquerda da linha inferior e, quando atinge a extremidade de baixo, também é desativado para retornar novamente a primeira linha.
Aumentando ou diminuindo a intensidade do feixe, consegue-se controlar o brilho dos pontos de fósforo da tela para gerar a imagem. A velocidade com que o feixe percorre toda a tela é chamada de taxa de renovação (refresh rate) ou também de freqüência de varredura vertical.

O padrão antigo para monitores determinava que a taxa de renovação ideal era de 60 Hz, mas um novo modelo desenvolvido pela VESA (Video Eletronics Standards Association) recomenda a freqüência de 75 Hz para monitores trabalhando com resolução de 640 por 480 pixels ou maior.


1: Canhões de elétrons e lentes eletrônicas de focalização
2: Bobinas defletoras (deflexão eletromagnética)
3: Anodo de alta tensão
4: Máscara de sombra
5: Detalhe da matriz de pontos coloridos RGB (vermelho, verde, azul)
coloridos.

Aviso: Os CRTs de televisores trabalham com tensões muito altas, na ordem dos 10.000 a 40.000 Volts dependendo do seu tamanho. Estas tensões podem continuar acumuladas durante vários dias mesmo após o aparelho ter sido desligado da corrente eléctrica, pois as paredes de vidro do CRT formam um capacitor. Por isso, nunca tente mexer nos mesmos a menos que tenha conhecimentos técnicos para tal.