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Monitores LCD

A tecnologia LCD já é utilizada há algum tempo. Como exemplo, podemos citar consoles portáteis que começaram no Gameboy (Nintendo), relógios digitais, calculadoras, mp4, mp3, DVDs portáteis, câmeras digitais e celulares.

Funcionamento do LCD?

De uma forma geral, esta tecnologia baseia-se em produzir imagens sobre uma superfície plana composta por cristal líquido e filtros coloridos. Duas superfícies com filtros polarizados, que podem ser encarados como um conjunto de fios muito finos paralelos, controlam os raios de luz que passam através das moléculas de cristal líquido. As linhas de um dos filtros são dispostas perpendicularmente às linhas do outro filtro, e as moléculas entre as duas superfícies são forçadas a um estado torcido, direccionando os raios de luz da mesma forma.
 
Assim, quando não há nenhum campo eléctrico aplicado às moléculas, a direcção do raio de luz altera – se à medida que passa pelo cristal até encontrar a segunda superfície, cuja direcção das ranhuras coincidirá com a do raio de luz.
Se um campo for aplicado ao cristal, as moléculas dispõem-se verticalmente, fazendo com que os raios de luz percorram o intervalo sem alterar a sua direcção, até encontrarem a segunda superfície que bloqueará os raios.

 
Podemos referir, de um modo simplificado, que a ausência de um campo aplicado é sinónimo de passagem de luz. Por sua vez, quando aplicamos uma tensão esta luz será bloqueada.
Uma fonte de luz fluorescente, identificada geralmente pelo termo backlight, é responsável pela emissão dos raios que são alinhados pelos filtros polarizados. A luz direccionada passa, então, pela camada contendo milhares de bolhas de cristal líquido arranjadas em pequenas células que, por sua vez, estão dispostas em linhas na tela. Uma ou mais células formam um pixel no monitor.


A base da iluminação de um LCD é a luz fornecida por uma lâmpada CCFL ou um conjunto de LEDS. Nos LCD monocromáticos, cada ponto da tela corresponde a um ponto da imagem. Nos monitores policromáticos, cada pixel da imagem é formado por um grupo de 3 pontos, vermelho, verde e azul (RGB). Como nos monitores CRT, todas as outras cores são obtidas através de diferentes combinações de tonalidades das três cores base do RGB. 



Um pixel, é a menor unidade de uma imagem, é formado por três sub-pixels vermelho, verde e azul (RGB). O número de pixels no display determina a resolução do TFT-LCD. TFT é composto por uma linha de dados (image signal transfer) e uma “Gate Line” (TFT on/off signal transfer). Existe um transistor TFT (Thin Film Transistor) para cada sub-pixel que controla a diferença de tensão entre o eléctrodo TFT de vidro e o eléctroco no filtro de vidro colorido, ajustando assim o arranjo molecular dos cristais líquidos.
 
 

Tipos de LCD

  • GH (Guest Host): o GH utiliza uma espécie de pigmento contido no cristal líquido que absorve luz. O processo ocorre de acordo com o nível do campo elétrico aplicado. Com isso, é possível trabalhar com várias cores.
  • TN (Twisted Nematic): As moléculas de cristal líquido com ângulos de 90º. Monitores que usam TN podem ter a exibição da imagem prejudicada em animações muito rápidas;
  • STN (Super Twisted Nematic): é uma evolução do padrão TN, capaz de trabalhar com imagens que mudam de estado rapidamente. As moléculas têm movimentação melhorada, fazendo com que o utilizador consiga ver a imagem do monitor satisfatoriamente em ângulos muitas vezes superiores a 160º;


Camadas de um LCD
  1. Filtro de filme vertical para polarizar a luz que entra.
  2. Glass substrate with ITO electrodes. Substrato de vidro com ITO eletrodos.  As formas desses eletrodos irá determinar as formas escuras que aparecem quando o LCD está ligado.Cristas verticais são gravados na superfície de forma a cristais líquidos estão em consonância com a luz polarizada. 
  3. Cristal líquido.
  4. Substrato de vidro com película de eletrodo comum, com sulcos horizontais para se alinhar com o filtro horizontal.
  5. Filtro de filme horizontal para bloquear / permitir através da luz.
  6. Superfície refletora para enviar a luz de volta ao telespectador.